top of page
Como começou

COMO COMEÇOU

Em 17/01/16, enquanto faziam um treino de ciclismo de Lauro Muller-SC até Urubici-SC, quatro amigos e triatletas influenciados pela beleza das paisagens começaram a sonhar como seria maravilhoso realizar na região a primeira prova de triathlon extremo das Américas.

 

A “maluquice” foi se transformando em projeto, e o primeiro passo foi definir um percurso viável que passasse pela Serra do Rio do Rastro e tivesse as distâncias aproximadas de uma prova full distance. Os deuses do triathlon conspiraram a favor e localizamos uma lagoa para natação que viabilizou um percurso de ciclismo até Urubici com exatos 180km e sem a necessidade de fazer um único retorno !

 

Definido o percurso, passamos a elaborar as regras do desafio. Queríamos resgatar o verdadeiro espírito do triathlon, tão esquecido nas competições atuais. A satisfação em terminar deveria ser maior que o tempo de prova, o desafio em superar nossos próprios limites deveria ser mais importante do que a colocação, os demais atletas seriam nossos companheiros de jornada ao invés de adversários, a imponência da natureza sentida na dificuldade do percurso nos ensinaria a sermos mais humildes.

 

Assim, com o apoio de muitas pessoas que acreditaram conosco, em 07/01/2017 nasceu a 1ª edição do Fodaxman com 8 atletas convidados. Na linha de chegada naquele longo dia tivemos a certeza que nosso sonho estava se tornando realidade.

 

Para a 2ª edição que aconteceria em 16/12/2017 decidimos que esta jornada merecia ser compartilhada com mais atletas que acreditam nos nossos valores esportivos. Duas importantes mudanças ocorreram: abrimos inscrições para atletas se candidatarem às vagas (aprovados após análise do perfil esportivo) e tornamos o percurso da corrida ainda melhor (ou pior !) com a inclusão dos 16km de subida do Morro da Igreja, que propiciou uma chegada épica no topo a 1.818m de altitude. Os dois maiores desafios do percurso do Fodaxman, a Serra do Rio do Rastro e o Morro da Igreja simbolizado pela Pedra Furada, passaram a ser representados no novo logo do Fodaxman.

 

Testemunhar nos atletas o espírito de camaradagem, o olhar de emoção ao cruzar a linha de chegada e o sentimento de realização pela jornada cumprida confirmam que estamos no caminho certo.

  

Rafael Pina

Fabrício Abido

Fernando Palhares

Felipe Manente +

Vida longa ao Fodaxman.

fatos e números

FATOS E NÚMEROS

DISTÂNCIAS

4km

ALTIMETRIAS

3.850m

acumulada

173Km

1.250m

acumulada

42Km

MÁX

1.818m 

MAX 20%

MAX 23%

INCLINAÇÃO

TEMPERATURA

MIN 5°

MÁX 35°

FINISHERS

1ª EDIÇÃO - 2017 - 07 finishers *

2ª EDIÇÃO - 2017 - 11 Top finishers | 12 base finishers

3ª EDIÇÃO - 2018 - 18 Top finishers | 09 base finishers

4ª EDIÇÃO - 2019 - 32 Top finishers | 19 base finishers

EXPERIENCE - 2020 - 20 finishers

5ª EDIÇÃO - 2021 - 57 Top finishers | 18 base finishers

6ª EDIÇÃO - 2022 - 29 finishers | edição especial **

* Nao havia o Morro da Igreja no percurso da primeira edição

** Percuros alternativo - Bloqueio do Rio do Rastro

VENCEDOR.png

CAMPEÕES

campeoes
bottom of page